sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Paisagem


Vemos muitos tipos de paisagens, uma mais bela que a outra, também vemos como são retratadas lindas paisagens por artistas que realmente sabem pintar cada detalhe da natureza. O meio é muito importante para que haja um envolvimento, pois, assim como Van Gogh disse que: “só é capaz de pintar aquele que se envolve com a natureza, que admira e segue a beleza que ela tem a oferecer”. E ela tem muito a nos oferecer, uma verdadeira fonte de riquezas que chegamos a nos perder diante de tal beleza, incrível ainda é o dom que alguns tem em demonstrar tão bem em pinturas a beleza inigualável da natureza, de mostrar que estão envolvidos.
Vincent Willem Van Gogh foi um grande admirador da natureza com seus quadros com lindas paisagens, entre outras que são de um artista considerado um dos maiores representantes da pintura mundial, nasceu em Holanda no dia 30 de março de 1853. Começou ainda jovem, com 15 anos de idade já atuava profissionalmente, por alguns anos se distanciou da pintura e começou a estudar Teologia, após alguns anos mesmo sem concluir o curso, foi pastor na Bélgica por alguns meses, resolveu voltar para Haia e dedicou-se com mais tempo e vontade a pintura. Começou com as novas técnicas, jogo de luzes, retratando a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores rurais de Holanda.
A vida de Van Gogh teve momentos difíceis que em certo fato fazendo um auto-retrato chegou a cortar sua orelha, no filme “Sonhos” o motivo pelo o qual cortou sua orelha foi porque não estava conseguindo acertar a orelha cortou-a e jogou fora, com uma personalidade complexa que passou por altos e baixos.
Van Gogh era um artista que admirava muito a natureza e não perdia tempo quando se tratava de pintar, na disciplina História das Artes Visuais vemos algumas imagens que mostram a beleza da arte na natureza, como vimos nos fóruns o belo e o feio, onde algumas imagens estão relacionadas ao ambiente natural mostrando a beleza que muitas vezes passam despercebidas, mas ao olharmos bem vemos a beleza de todo um ambiente onde cada um tem a sua beleza.
As pinturas da natureza são artes que admiro tanto a obra como o autor, ao ter o dom de pintar de produzir verdadeiras obras de arte que ficam em nossa mente e apreciamos a obra que enchem os nossos olhos de uma grandeza incrível beleza única que é privilégio de poucos de ter a habilidade de pintar.
Por isso escolhi esse tema para mostrar a diversidade e a beleza da natureza que nos deslumbra ao ver tal beleza. Van Gogh representa muito bem em suas pinturas as paisagens com cores fortes, bem visíveis, percebemos que ele usa muito o amarelo, isso devido a uma doença a cada médico um diagnóstico diferente.
Van Gogh morreu ao atirar em si no tórax, morreu três dias depois, seu caixão foi coberto por girassóis, flores que ele amava após sua morte suas obras foram reconhecidas mundialmente e hoje estão em museus.

Um comentário:

Raquel disse...

Belíssimo os quadros que selecionou, somente senti falta da identificação deles para sua exposição. Mais isso não impede que ainda o faça. Para que a curadoria que elaborou não perca o primor que planejou. Adorei trabalhar com vocês... beijos.